Anacoluto: caffeine for the mind, pizza for the body, sushi for the soul.

"We're not, as some people maintain, obsessed with pop culture so much as we're obsessed with its possibilities for stratification and dateability." (Thurston Moore)

29.11.03

Pingos nos ii

O que realmente incomoda em Lula é a sua forma de sérgiobuarquedehollandamente personalizar relações que deveriam ser inteiramente abstratas. Um Presidente da República pode torcer pela seleção brasileira, mas não pode ter um time.

Só o seu corintianismo assumido seria assunto para longas diatribes sobre o que realmente significa ser um líder nacional, mas na verdade não tem importância, relativa às coisas quer estão sendo feitas. Só para citar duas coisinhas:

  1. É chato pra cacete que um homem alçado a capitão do barco ainda não saiba o que é insider trading. Em apenas dez meses, tivemos dois episódios muito sérios em que o presidente simplesmente deu informação privilegiada a um grupo seleto de investidores antes de que o público em massa soubesse. Com muito menos evidências de um crime semelhante, Chicão Lopes andou na prancha.
  2. A tentativa de dissolução do congresso logo no início do governo. As coisas não foram apresentadas dessa forma, mas o PT nomeou (como no bom tempo dos senadores biônicos) uma assembléia de caráter deliberativo baseado numa idéia difusa de representatividade dos grupos de interesse e de simpatias pessoais. É claro que a representante do povo-do-cinema foi a Lucélia Santos, e não o Diogo Mainardi. Mas a consciência política neste país não está de todo em coma, e houve grita generalizada, o que fez com que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social seja rebaixado a consultivo, e finalmente silenciosamente varrido para debaixo do tapete.


Ah, a política econômica? Bem, eu tenho a impressão de que cometeram-se erros quantitativos - embora em termos conceituais isso seja mesmo a única coisa que o governo podia fazer. No fundo, o governo só pode executar políticas restritivas de demanda ou políticas expansionistas de demanda. Vocês vêem, a teoria política tradicional propõe que governos tendem a pôr em prática políticas restritivas durante os dois primeiros anos de governo, para poder executar políticas expansionistas nos dois últimos anos e eleger-se em época de vacas gordas. Há quem diga que Lula está abrindo a torneira porque pretende conseguir muitas prefeituras para o seu partido, mas pode ser que a inflação volte logo no fim de seu mandato, e ele não consiga eleger o seu sucessor. Let´s just hope.