Anacoluto: caffeine for the mind, pizza for the body, sushi for the soul.

"We're not, as some people maintain, obsessed with pop culture so much as we're obsessed with its possibilities for stratification and dateability." (Thurston Moore)

27.1.04

A hipótese Lula


Eu acho que a essa altura já ficou claro que Lula não existe. Lula é uma imagem, um simulacro, uma narrativa, uma hipótese. Eu estava trabalhando com a explicação de que fosse uma imagem gerada por computação gráfica, mas esta boa amiga petista minha me assegura tê-lo visto e tocado. Mas agora tenho uma nova teoria lulogenética

Em um apartamento paulista, dois intelectuais uspianos de esquerda, um mais "organicista" e um mais "vanguardista" entram num debate sobre a possibilidade de um líder realmente popular. O intelectual "organicista" propõe uma aposta-Pigmalião: ele pode transformar um operário num grande líder político.

Depois de um acidente no torno mecânico que o mutilou, o jovem Luis Inácio da Silva recebeu o direito a uma aposentadoria por invalidez, fato que chega à atenção de nosso intelectual organicista. O jovem Luis Inácio é um candidato ideal, visto que não teme mais a reação do burguês. E o resto é história: constrói-se a persona Lula sobre a carcaça conveniente do operário Luis Inácio.

Pois bem: a hipótese Lula é que o intelectual organicista era FHC. Finda a transição de governo, FHC e seu oponente ultrapassado estão dando gargalhadas bebendo champanhe, enquanto a velha equipeconômica pensa - "e pensar que vencemos o ciclo inflacionário brasileiro por causa de uma aposta!".