Anacoluto: caffeine for the mind, pizza for the body, sushi for the soul.

"We're not, as some people maintain, obsessed with pop culture so much as we're obsessed with its possibilities for stratification and dateability." (Thurston Moore)

3.5.03

Eu não resisti. Dando uma olhada no Granma, encontro a seguinte pérola:

"Un día como ése, de 1833, nació en Puerto Príncipe, Camagüey, el sabio médico cubano Carlos J. Finlay Barrés, quien realizó el mayor descubrimiento científico de la medicina tropical: la transmisión de enfermedades por medio de un vector biológico (el mosquito), con lo que salvó a la humanidad del azote de la fiebre amarilla."

O engraçado é que depois da guerra hispano-americana - em 1895! - quando os Estados Unidos tomaram sob sua tutela várias colônias espanholas, o bacteriologista americano Walter Reed - que acabou dando nome ao famoso hospital em Washington - teve que ser chamado a resolver o problema da epidemia de febre amarela em Cuba. Em seis anos, a doença estava extinta em Cuba.

Em mais quatro, a febre amarela estava sob controle em quase todo o mundo. Inclusive no Brasil, onde o nosso Oswaldo Cruz sabia que era mais importante ajudar as pessoas do que ser antiimperialista.

Quando eu era criança, li um livro sobre como a vitória do homem sobre doenças que já foram um flagelo. Ainda lembro de várias dessas histórias. Esta era apenas uma delas.