Anacoluto: caffeine for the mind, pizza for the body, sushi for the soul.

"We're not, as some people maintain, obsessed with pop culture so much as we're obsessed with its possibilities for stratification and dateability." (Thurston Moore)

25.4.04

Sete fatos divertidos sobre o conflito árabe-israelense e uma declaração de amor


  1. Yasser Arafat foi virtualmente o líder do Setembro Negro, o grupo que dizimou a delegação israelense nas olimpíadas de Munich. Faz você pensar sobre o tipo de pessoa com que se é obrigado a negociar
  2. A lei islâmica exige que qualquer terra que já tenha sido de controle islâmico deve permanecer sobre controle islâmico. A imprensa esqueceu deste fun fact quando dos atentados na Espanha. Esta é a razão pela qual os assentamentos palestinos não foram transferidos para regiões desabitadas da Jordânia, gerando o problema social que eles são hoje. Fica a pergunta - dada a oportunidade, será que "eles" hesitariam em marchar sobre Viena?
  3. Israel é a única democracia pluripartidária de toda a região, chegando a contar com um partido árabe de presença significativa no parlamento.
  4. Mais de um milhão de judeus foram literalmente expulsos de casa em países árabes a partir de 1947. Estas pessoas não esperam mais compensação jurídica, e foram absorvidas por Israel - razão pela qual não existem campos de refugiados de judeus. Em contraste, as nações árabes essencialmente deixaram o problema palestino explodir até a presente condição de miséria, miserabilidade e miserabilórdia que faz com que tantos jovens palestinos se juntem a brigadas de mártires por absoluta falta de perspectivas.
  5. Árabes israelenses não são obrigados a servir o exército de Israel - acabariam lutando contra o seu próprio povo. Muitos empregos públicos requerem que você tenha servido o exército, mas nada impede que um árabe tenha feito isso, se tornando legalmente indistingüível do Ariel Sharon.
  6. Imediatamente após a Guerra dos Seis Dias, em que Israel tomou do Egito a Península do Sinai, e da Síria as colinas de Golã, Israel propôs devolver essas terras em troca de um acordo de paz definitivo. O Egito e a Síria se recusaram.
  7. A última rodada de negociações de algum peso, em Camp David, 2000, terminou porque Yasser Arafat se recusou a fazer uma contra-proposta à idéia israelense de formar um Estado independente em duas faixas descontínuas de terra. A atual intifada é um resultado disso.


(Não, não há declaração de amor nenhuma - não consegui escrevê-la, e o título ficou como testemunha. É algo um pouco despropositado, anyway. Algo que deveria ter sido dito numa noite escura de uma cidade distante há três anos. Vocês sabem, in New York freedom looks like too many choices, e ainda não entendo por completo - que dirá naquela época - o sentido de algumas palavras que surgem ao pensar nesta pessoa. Enfim, os leitores habituais podem ver que o Anacoluto está voltando ao seu formato "normal", e prometo que a temporada de desabafos, resoluções e declarações de amor interrompidas está perto do fim.)