Anacoluto: caffeine for the mind, pizza for the body, sushi for the soul.

"We're not, as some people maintain, obsessed with pop culture so much as we're obsessed with its possibilities for stratification and dateability." (Thurston Moore)

10.8.03

De ratos e homens

Eu não sei qual é a surpresa em ver Roberto Marinho-latria que tomou conta da imprensa. Não é somente o risco moral de não bajular o chefe; há também um forte elemento de gratidão por parte de muita gente que teve o seu big break na corporação Globo.

E apesar do perpétuo fluxo de acusações perturbadoras sobre a gênese e ascensão da corporação Globo - e do inegável caráter cartelizador de seu monopólio vertical sobre o audiovisual de ficção - Roberto Marinho foi um empreendedor. E este país tem uma carência terrível de empreendedores; as pessoas querem emprego, de preferência no governo, com estabilidade.

É, afinal, o homem que fundou uma das poucas grandes empresas que este país tem - aos 60 anos - e que emprega artistas. É por causa do salário das novelas da Globo que atores podem fazer "Rei Lear" ou "Hamlet".

E no fundo, eu acho que ele acumulou tanto poder em grande parte por falta de concorrência em determinado ponto crítico da construção de seu império. É certo que nenhuma sociedade capitalista desenvolvida deveria ter os entraves à livre concorrência que a Globo representa. Mas this is what you want, this is what you get.

As pessoas não querem emprego para todos, sem ter que correr riscos?