Anacoluto: caffeine for the mind, pizza for the body, sushi for the soul.

"We're not, as some people maintain, obsessed with pop culture so much as we're obsessed with its possibilities for stratification and dateability." (Thurston Moore)

13.8.03

Browser

Troquei o MSIE, que andava aprontando, pelo Mozilla Firebird.

Lembram da guerra dos browsers? [Ok, nem todo mundo era um geek viciado em internet em 1997]. Quer dizer, depois de certo ponto, a Netscape tinha se tornado um mamute.

Uma das últimas coisas que o Marc Andressen fez como dono da Netscape, antes da venda para a AOL, foi liberal o código fonte do Navigator.

Lembro ainda de baixar e compilar uma das primeiras versões do Mozilla - originalmente o nome extra-oficial do Navigator, mas que se tornaria o nome oficial do novo browser - mas a coisa simplesmente não funcionava direito back then.

O Mozilla continua existindo. Dizem que funciona, e que está virando um mamute. Mas eles fizeram uma versão menor, redimensionável - o Firebird.

O conceito é bastante esperto: em vez de afogar o browser em recursos, você baixa uma instalação padrão bare-bones e vai instalando os recursos adicionais que forem interessantes.

E sim, eles conseguiram trazer alguns conceitos novos à cansada arena dos browsers. Vale a pena experimentar.